sexta-feira, 23 de setembro de 2011

25 dias após cirurgia!!!

        Mais dias se passando e a recuperação está de vento em popa.
        No dia 14/09 retirei os pontos. O médico, como sempre hiper ocupado, só pôde atender 2 horas após o horário combinado.
        Então, resolvi retirar essas duas fotos para mostrar a sutura ainda com pontos. Do lado direito, o corte horizontal refere-se à abertura do dreno que permaneceu durante 1 semana da operação, para alertar qualquer vazamento indevido. 
           Do lado esquerdo, existe ainda até hoje o dreno de gastrostomia, para ser utilizado em casos de emergência e que, aos 30 dias, será retirado.

           As marcas escurecidas localizadas no entorno da lesão apareceram em virtude de reações alérgicas à fita adesiva microporosa, que fixa a gaze. Mesmo com todo o cuidado em higienizar a região, a reação alérgica é inevitável, pois ela independe do cuidado. Hoje a região já está mais clara, haja vista que não utilizo tanto adesivo como antes. As lesões horizontal e do corte cirúrgico já estão praticamente cicatrizadas. O médico, após retirar os pontos, prescreveu o medicamento contractubex para melhorar a cicatriz. Utilizei também o creme Bepantol, que auxiliaram o fechamento dos ferimentos.
                  
                 Com relação a alimentos, já posso me alimentar de comida pastosa. Alguns legumes eu já como, alimentos moles também. Na realidade, 5 dias antes de completar 1 mês de operação, perdi completamente a vontade da dieta pastosa. Então, para não abusar ainda mais, amasso tudo e como, ou corto o alimento em fatias bem pequenas e demoro a engolir.
                    Acabei de me pesar, e tive uma grande surpresa! 13 quilos a menos, desde o início! Estou realmente muito feliz com o resultado. A cirurgia só me fez bem.                     Não ando com o fantasma da hipertensão que me assolava, estou com uma grande expectativa de voltar a patinar. Já fui à praia de noite e dei uma pequena caminhada, que me cobriu de felicidade.
                  Tenho me sentido muito bem, animada e com esperança de uma vida melhor. Penso até demais, fazer trilhas, comprar um caiaque ou canoa. Não sei qual será a minha disposição para isso tudo. Mas, como dizem que a expectativa faz parte do sonho, continuarei pensando desta forma.
                    Anteontem foi aniversário do meu sobrinho e como não podia deixar de lado esta data, resolvi fazer um bolo para cantarmos o parabéns. Minha vontade em preparar pratos e doces ainda continua, mas a vontade em comer o doce só tem diminuído. Sinto falta do almoço, da pizza, do restaurante japonês, mas de doce, nada. Que ótimo, não?!
                 Dia 26 de setembro completo 1 mês de cirurgia. Será o dia também do retorno à nutricionista. Provavelmente ela dirá o que devo começar a comer, mas já pude notar o que é mais fácil de ingerir e o que é mais difícil. Purê não é tão fácil quanto pensava. Abobrinha refogada é com certeza facílimo de deglutir. Hoje me alimentei de rúcula, que também considerei uma alimentação tranquila. Tudo com muita mastigação e porções pequenas levadas à boca.
                  A cada dia descubro o quanto gosto dos vegetais. Praticamente todos. Julgo difícil a situação da bariátrica para quem tem frescura em comer legumes e verduras. As pessoas têm muita resistência em adotarem dietas saudáveis. Principalmente os obesos. Há aquelas pessoas que dizem que não comem nada "verde". Na fuga da realidade, come-se frituras, doces e afins. Apesar de ter alcançado 130kg, sempre fiz questão também dos alimentos saudáveis. Aliás, fazia questão de qualquer alimento, saudável ou não. Da velha compulsão que nos torna sem saúde, nos restringe do bom da vida e nos mantém apenas  com o prazer pela comida.
                Diria, então, que seria sacrificante uma dieta tão restrita no primeiro mês pós cirurgia para essas pessoas. Todos os dias ingerindo quase a mesma coisa entristece. Então acho que as pessoas que comem de tudo se saem muito bem nesta situação tão restritiva que a cirurgia impõe.
               Caminhando, sempre pra frente! Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário